ZéVitor lança “Livro Antigo”, terceiro single de seu próximo álbum

Música

Depois dos singles Fúria dos Imortais e Existencial, que dará nome ao seu próximo álbum, ZéVitor apresenta Livro Antigo, que chegou na última quinta-feira (16 de março) nas plataformas digitais. Em seu primeiro lançamento pela Believe, ZéVitor repete a parceria com Aureo Gandur e Gabé, que também assinam o arranjo e a produção do single.

A expectativa de seu público pela terceira faixa do álbum só faz crescer e Livro Antigo promete não decepcionar. A simplicidade das rimas cria a atmosfera perfeita para que versos como “A nossa história faz sentido / E isso eu li num livro antigo” ganhem uma densidade que nem sempre o mais farto vocabulário do mais eloquente poeta proporciona. Afinal, segundo o próprio Chico Buarque, o ofício de escrever letras é mais árduo que o de escrever poemas – supondo, é claro, que sejam de fato trabalhos distintos.

crédito foto: Gabé

Sinestesia é a figura de linguagem predominante nesse novo trabalho e com Livro Antigo não é diferente, entrelaçando percepções sensoriais distintas. Sobre uma pulsação marcante e efeitos de guitarra, o refrão condensa em palavras e sons a sensação de que o tempo parece se esvair: “Evapora / O tempo voa longe / Enquanto com você demora / Evapora”. Talvez porque traga implícita a ideia de calor – que dialoga aliás com outro recente single Quente , essa pequena e precisa nuance faz com que sinônimos como “dissipar” ou “desvanecer” pareçam nem ter o mesmo significado.

Se os livros de um compositor são os seus discos, Existencial é certamente o romance mais bem acabado de ZéVitor. Embora ainda tenha muitas prateleiras para preencher, o jovem artista já coleciona em sua estante alguns bons ensaios, de modo que o título de seu novo single, Livro Antigo, pode designar não apenas páginas empoeiradas e repletas de sabedoria, mas seus próprios álbuns, pois, para qualquer autor, sua obra de ontem se refere à anteontem e, portanto, lhe soa velha como um Shakespeare – mas nem por isso menos atual a seus ouvintes (ou leitores?).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *