Resenha — Noites cruas 

Livros

“Noites cruas” é o primeiro romance do escritor Jean Soter, e foi lançado em 2024 pela Labrador. O livro possui onze capítulo, e ilustrações de Pedro Graça.  

A história se passa no interior do Brasil, as cidades são identificadas apenas pelas letras iniciais, despertando a curiosidade no leitor. Porém, sabe-se que, pelo menos no início, que a cidade principal foi afetada pela indústria da cana. Jean deixa claro que o lugar onde seu romance foi ambientado passam bem longe do eixo desenvolvido economicamente do Brasil. 

Com uma escrita direta e objetiva, “Noites cruas” nos traz duas personagens centrais: Karina e Rose. A partir daí o livro aborda prostituição, amizade, gravidez indesejada. Soter nos mostra que as noites dessas duas prostitutas são, além de cruas, cruéis. 

Levei “Noites cruas” para passear pela cidade.

Entre perdas e ganhos, Karina e Rose, ora estão juntas, ora separadas. Em alguns momentos, quando achamos que Karina encontrará paz e amor, tem sua vida atravessada por uma tragédia. Rose, por sua vez, parece ser daquelas pessoas desafortunadas, que a sorte sempre escapa pelos dedos das mãos. 

Em entrevista, Jean fala não saber ao certo porque escolheu os temas centrais de seu livro, apenas dize que queria escrever um romance e a inspiração lhe veio assim. “O que sei é que o livro tem um gosto de estrada”, comenta. “Talvez seja porque rodei muito o Brasil, de carro”. E realmente, “Noites cruas” tem sabor de estrada, de viagem, de asfalto.   

Jean Soter. Foto: divulgação.

Jean Soter é mais um que entra no seleto grupo dos escritores que já retrataram a profissão mais antiga do mundo em suas obras. A marca da sua escrita é deixar algumas coisas subentendidas, uma chance que o leitor tem de ler o que está nas entrelinhas. O poder de “Noites cruas” está aí. Uma narrativa árida, como os postos de beira de estrada que ele relata em seu texto, mas, ao mesmo tempo, ousada, como as Karinas e Roses que ficam expostas nas esquinas das cidades quando todos dormem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *