Uma das bandas mais conhecidas da cena em Florianópolis (SC), a Stella Folks, lança seu novo EP “Vênus em Aquário”. O compacto expressa o caos em forma artística com melodia e personalidade, como conseguir este som? Fácil. As faixas foram gravadas ao vivo, com todos os instrumentos juntos, a fim de mostrar a visceralidade de quando amigos de longa data se reúnem em cima do palco.
“Um dos motivos que nos levaram a execução e gravação deste EP foi a necessidade de expressar e fazer arte em meio ao caos que estávamos vivendo… As músicas falam sobre padrões de beleza, amor egoísta, liberdade, fundo do poço econômico, saúde mental etc… A faixa-título, Vênus em Aquário, termina com um ‘Afoxé’, ritmo batizado no Brasil e nascido na África. Os timbres brasileiros sempre aparecem”, conceitua Thiago Mates.
O resultado melódico do EP é fruto das diversas influências musicais dos integrantes da Stella Folk: De Bob Marley a Sepultura. Do Arctic Monkeys ao Red Hot Chili Peppers. São grooves marcantes em “Fundo do Poço” e “Stella”, canções que ficaram mais fortes em relação ao álbum de estreia, homônimo lançado em 2019, carregando o peso da guitarra. Já em “Vênus em Aquário” e “Quebrando Vidraças”, a ideia foi uma vibe mais tranquila, embora sem perder o gingado da cozinha. O EP representa o novo, enquanto também simboliza o resultado de uma terapia em grupo, como se a arte fosse usada para processar os acontecimentos da pandemia.
A Stella Folks é uma banda de indie rock com influências que vão de The Strokes e Kings Of Leon, até Barão Vermelho e Titãs. Criado em 2016, o grupo traz na bagagem o disco de estreia “Stella Folk” (2018), produzido por Alexei Leão. O quarteto já se apresentou na maior orquestra de bateria da América Latina, tendo sua música “Leal”, escolhida por uma votação popular para ser executada ao vivo por quase 600 bateristas. O EP sucede os singles “Fundo do Poço” (2021) e “Stella” (2021), acompanhada de um videoclipe dirigido pelo renomado Antônio Rossa. A Stella Folks é formada por Thiago Mates (voz, violão e dobro), Raphael Faria (contrabaixo), André Guesser (bateria) e Rafael Pollmann (guitarras).